sábado, junho 29

Diário de Escrita 14

 Bom dia! 

Essa semana foi corrida e cheia de coisas boas! Tenho me sentido muito energizada e inspirada tanto para o livro quanto para o curso de Escrita Criativa. 

A começar pelo livro, essa semana tivemos a primeira "reunião formal para discutir a escaleta"! Percebemos com isso que vamos precisar de várias reuniões antes de, enfim, fazer a bendita.

 Conversando, começamos a decidir pontos de plot importantes, sempre olhando a linha do tempo da campanha. É muita coisa pra arrumar e corrigir, mas conseguimos cobrir 4 sessões. 4 sessões de... mais de 100 sessões jogadas...!? Mas o importante é que conseguimos definir três cenas importantes, cobrir alguns furos, definir coisas importantes sobre os personagens e preparar terreno para o que vem depois. 

Além de inserirmos cenas novas, inéditas, dos personagens, também definimos algumas coisas para a primeira investigação do grupo e para o julgamento da Anelissa na igreja. São dois pontos importantes do início e que tiveram mudanças significativas para dar profundidade para a história e abrir espaço para entidades novas, criadas especialmente para o universo do livro. 

Acredito que o resultado vai ficar bem legal e combinar bastante com as vibes do livro.

Quanto ao curso, essa semana foi intensa! Decidi que faria o artigo relacionado ao RPG e suas influências na leitura e escrita. Pouquíssimo tempo para pesquisar e escrever um bom trabalho, mas suficiente pra ativar meu hiper-foco favorito. Postei um questionário bem tímida, esperando que amigos próximos respondessem, mas consegui mais de 60 respostas em menos de uma semana! Foi muito animador! E consegui relatos de pessoas com TEA, dislexia e em outros contextos e situações nas quais o RPG foi importante positivamente. 

Não canso de dizer o quanto me senti feliz e realizada por escolher falar desse assunto. Já tenho várias ideias para atividade de extensão e TCC! 

Que as próximas semanas sigam nesse pique! 

Boas leituras a todos!

Yuri Moretto
29/06/2024

sábado, junho 22

Diário de (não) Escrita 13

 Boa tarde!

Hoje o diário vai ser um pouco diferente. Não escrevi nada do livro essa semana, pois estive num redemoinho emocional por conta da graduação — me jogaram no curso errado durante a rematrícula.

Esse pequeno-grande-erro foi o suficiente pra me colocar numa crise de ansiedade, que já estava se instalando devido ao trabalho em grupo da última disciplina do semestre. 


Agora estou tentando transferência — de novo — para a Escrita Criativa.


Apesar do susto, isso me provou que eu estou exatamente onde gostaria. Já tenho decidida a pós-graduação que desejo fazer e até mesmo o TCC, onde espero pegar experiências um pouco agridoces de RPG e levar para um trabalho que seja sincero e que, com sorte, abrace outras pessoas com experiências parecidas.

Há muito tempo eu havia desistido da ideia de trabalhar com RPG na área acadêmica, mas talvez essa vontade tenha retornado com força. Eu gosto de pensar que esse é o momento certo para explorar isso. 


Do livro, posso dizer que pensei sobre ele. Todos os dias. Espero retornar a escrita na próxima semana ou, mais tardar, quando o artigo estiver entregue no portal do aluno. 

Seguimos.


Boas leituras a todos!

22/06/2024

Yuri Moretto


sábado, junho 15

Diário de Escrita 12

 Bom dia, atrasada de novo! 

Essa semana consegui escrever metade do capítulo que é focado na Anelissa. Eu achei que seria mais fácil por ser a minha personagem no jogo, mas se mostrou bem difícil decidir o que eu queria mostrar. 

Acho que esse foi o problema, inclusive: eu estava tão confiante que saberia o que escrever, que não planejei esse capítulo como deveria. Então me vi apagando tudo e recomeçando duas vezes. 

Decidi por fim que iria explorar a relação dela com seu superior, já que no rpg isso não foi mostrado como deveria. Principalmente considerando que esse é um fator determinante para as decisões e incertezas dela no decorrer da história e que ele é um dos pesos na balança moral da personagem. 

Foram 1444 palavras dessa cena, o que é pouco pra uma semana, mas é melhor ir devagar do que fazer mal feito. 

Também fui surpreendida por um incômodo com uma cena futura, provavelmente do segundo livro, que não saía da minha cabeça. Já estava me deixando nervosa e, com o incentivo da Joana de "se tem que escrever, só escreve", lá fui eu. 

É uma cena dramática que envolve o luto recente da personagem e que me pega demais. Foi doloroso de escrever e lembrar, mas fluiu como um rio. Simplesmente se desenhou na minha cabeça e passou pra escrita como se fosse natural — e acho que de fato foi.

Nessa cena foram 1496 palavras e fiquei satisfeita. 

Essa semana também fui desnorteada com o trabalho em grupo do curso de escrita criativa. Tem se mostrado impossível de realizar, não por falta de vontade do grupo, mas porque a professora não tem a melhor didática. Ela lê o material, mas não ensina ou explica, não parece ter domínio do conteúdo. Todos estão um pouco perdidos na disciplina. Isso tem me deixado bastante ansiosa, mas é só um pequeno obstáculo que, em algum momento, irei conseguir superar. 


Seguimos pra mais uma semana nessa aventura!

Boas leituras a todos!

15/06/2024
Yuri Moretto


sábado, junho 8

Diário de Escrita 11

 Bom dia!

Espero que estejam todos bem por aí. 


Essa semana foi um pouco menos produtiva do que a semana anterior. Percebi que tenho um pouco de dificuldade de escrever de forma "não-linear", me sinto perdida (mesmo que os capítulos não tenham ligação direta). 

A Joana ficou responsável por terminar o capítulo 4 — que traz a Elise e o Jack como foco da narrativa — enquanto eu pulei para o capítulo 6, que será da Anelissa. O capítulo 5 vai acompanhar o Fei e a Agatha, e vamos tentar debater ele assim que o anterior ficar pronto. 

Como é a primeira vez que estou escrevendo com outra pessoa, ainda estou me adaptando e tentando achar meu próprio ritmo. Comecei o capítulo da Anelissa, mas tem sido um desafio. Por mais que seja a personagem que mais conheço, descrever a Catedral é um trabalho a ser refinado e tem que acontecer do ponto de vista dela. A construção é monumental, com detalhes por todos os lados e um peso histórico grande. Também é ponto-chave do primeiro livro. Espero encontrar o equilíbrio na narrativa para que não acabe sendo informação demais.

Essa semana passei mais tempo lendo e finalizei Quarta Asa em tempo recorde pra uma leitura minha. Li a metade final do livro em menos de um dia. Foi bom encontrar uma personagem surda na história da Rebecca, já que estive pensando sobre como introduzir uma personagem que utiliza linguagem de sinais no dia-a-dia e, mais futuramente, uma personagem surda. Mesmo sendo uma aparição pequena no livro dela, adorei ver. Isso me motivou a seguir firme nas minhas decisões. 

Nas próximas semanas as coisas devem achar seu embalo e seguir de forma mais fluida, ainda mais com o avanço do curso de Escrita Criativa. Me prometi que aproveitaria e respeitaria meu processo de crescimento, então sigo firme nisso.


Boas leituras a todos!

Yuri Moretto
01/06/2024 

sábado, junho 1

Diário de Escrita 10

 Boa tarde! Espero que esteja tudo bem por aí. 

Nessa última semana tive um boost que veio não sei de onde, mas consegui escrever 2.207 palavras. Embora ainda seja pouco perto do que eu estava fazendo no mês anterior, consigo perceber o fluxo voltando. 

Foi um capítulo particularmente difícil e não o fiz inteiro. Todo focado na Elise e no Jack, na convivência e aproximação dos dois. A Elise é a personagem criada pela Joana e a qual eu tenho mais "intimidade" dos dois. Uma maga sedenta por conhecimento (muito dele proibido) que fugiu da torre onde vivia na esperança de conseguir encontrar o Plano do Ar. O Jack é o personagem do Max, outro jogador da mesa de rpg que inspirou a história, um ladino criado nas ruas de Virgilium que tenta ajudar a comunidade da forma que consegue, com as ferramentas que tem, apesar da opressão racial contra não-humanos

Com a Elise é um pouco mais fácil porque eu e a Ju passávamos horas interpretando as personagens por pura piada interna, fosse vendo filme, fosse cozinhando ou até vendo memes no instagram. Então eu entendo um pouco melhor o que se passa na mente caótica e colorida da maga da história. Mas ainda assim me senti insegura escrevendo o POV e os diálogos dela com o Jack. 

A Joana deu continuidade no capítulo e eu vou apenas apontar coisas e revisar, já que ela consegue dominar melhor essa parte e, nada mais justo, aproveitar também a personagem dela. 

De qualquer forma foi um avanço legal com uma interação que eu julgo bem bacana. Deu pra explorar um pouco mais da Sagrada Cidade de Virgilium, coisa que eu estava ansiosa pra chegar logo. A ideia era começar pela cidade baixa onde se encontram as populações marginalizadas e a maioria das fábricas — e que é o local onde a Elise e o Jack moram — e ir movendo a descrição em direção à cidade alta acompanhando o Fei e a Agatha até culminar na Grande Catedral pelo ponto de vista da Anelissa. 

Minhas expectativas estão altas, acho que os próximos capítulos são muito importantes pra situar os leitores em onde eles vão "viver" durante a história do primeiro livro.  

Um pouco fora da escrita em si, mas dentro dos estudos que tenho feito sobre o tema: comecei o curso de escrita criativa. Foi um salto de fé (e de surto) que tive nas últimas semanas devido às frustrações que vinha sentindo sobre a área de trabalho. Ainda estou com medo de não dar certo e ser uma aposta errada, mas chegou num ponto em que não tenho nada a perder e que não me perdoaria se continuasse ignorando essa vontade.

A primeira aula foi bem boa, vimos sobre Bases do Pensamento Criativo, flow, remix e afins. Estou ansiosa pra chegar no próximo semestre e começar a parte de laboratório de texto e literatura infantojuvenil! 

Com isso vou tentar atualizar sobre o andamento do curso também e como ele influencia ou não o meu processo de escrita. 

Semana que vem espero não errar o dia de postar de novo (mas não prometo nada)!

Boas leituras a todos! 


Yuri Moretto
01/06/2024