Cafés & Lendas é um livro de Travis Baldree que promete ser uma fantasia aconchegante. Longe de ter batalhas épicas ou grandes reviravoltas, a história mostra a orc Viv, uma aventureira veterana, que decide mudar de vida e deixar a violência para trás. Nas palavras do autor, ele gostaria de uma história que parecesse mais "uma canja de galinha do que comida de bar" que ele disse ser como são as fantasias que conhecemos, cheias de lutas grandiosas e momentos de tensão.
A leitura de Cafés & Lendas é simples. De fato confortável e convidativa. A protagonista é carismática e mostra bem como cada ser é único e multifacetado. Acompanhá-la é prazeroso ao ponto que durante a leitura me peguei torcendo por ela e comemorando cada passo na nova jornada. Ela nos ganha por um desejo simples, mas que requer muita força de vontade, ao recomeçar a vida em uma cidade nova que sequer conhece o que ela pretende vender. É quase imediato se identificar com ela por uma razão ou outra.
As personagens que nos são apresentadas pelo caminho também são ponto chave da narrativa. Todas tem uma personalidade única e cativante, que nos dão ainda mais vontade de acompanhar a empreitada e rever nossas opiniões acerca de determinados estereótipos. Com leveza nos apresenta o sonho se tornando realidade um tijolo por vez, como se fossemos sócios do estabelecimento, e nos arranca risos sinceros com os diálogos divertidos e bem construídos. Devo destacar aqui, inclusive, o personagem Tico: um ratinho muito fofo que ganhou um lugar especial no meu coração.
O cenário por sua vez nos enche de uma vontade inevitável de sentar em uma cafeteria num dia de chuva para aproveitarmos o sabor de um latte enquanto lemos um livro. As descrições são muito bem feitas, sem "pesarem a mão" na nossa imaginação. É quase como se desse para sentir o aroma do café se misturando com cheirinho de pão recém saído do forno a cada página.
Quase não tenho pontos contra a obra de tão prazerosa que foi a leitura. Terminei em menos de uma semana, tão investida que fiquei querendo saber o que viria a seguir e qual seria a novidade do cardápio.
A única ressalva que posso fazer é sobre o nome, afinal no meio da história se tornou um ponto importante e que atrapalhou um pouco minha imersão, mas nada grave. "Lendas & Lattes" ao meu ver seria a escolha mais acertada, mas, como pontuou minha colega de tradução, talvez a escolha tenha sido da editora e não a tradutora em si. No mais, o trabalho é impecável e o livro transborda carinho.
Por fim digo com tranquilidade que se tornou um queridinho na minha estante. Do início ao fim nos carrega por essa cidade mágica de alta fantasia, apresentando com suavidade o dia-a-dia desse lugar. Recomendo para quem deseja aquecer o coração e ler algo que traga a sensação de aconchego e familiaridade que só o cheirinho de café nos proporciona.
Você já leu esse livro? Me conta o que achou!
Boa leitura a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário